Uma delas na qual sempre fico me perguntando é como o papel é feito?
Da onde vêem essa folha que é usada na escrita e na impressão, para a embalagem e empacotamento, e para numerosos fins especializados, como a fabricação de materiais de construções. Bom essa é uma dúvida comum, e que nem sempre as pessoas conseguem explicar direito.
Quando perguntamos a alguém como o papel é feito, na maioria das vezes a resposta é que ele vem do corte das árvores. Mais o que realmente queremos saber não é da onde ele vêem, e sim como ele é feito.
O papel na verdade é feito de celulose, que nada mais é que a fibra de plantas. A celulose sim, é feita através do corte das árvores. As árvores são trituradas e a polpa é colocada em ácido.
Os materiais mais usados hoje em dia para a fabricação do papel são os tecidos de algodão ou linho e a polpa de madeira. Porém, mais de 95% do papel é fabricado com celulose de madeira. A maior parte é produzida em máquinas Fourdrinier.Atualmente, a maior parte dos papéis (cerca de 95%) é feita a partir do tronco de árvores cultivadas; as partes menores, como ramos e folhas, não são aproveitadas, embora as folhas e galhos possam também ser utilizados no processo. No Brasil o eucalipto é a espécie mais utilizada, por seu rápido crescimento, atingindo em torno de 30m de altura em sete anos. Assista o video abaixo e descubra de maneira animada De onde vêm o Papel?
Quantas árvores são necessarias para fazer 500 folhas de papel?
Sete por cento de uma árvore.
Então uma árvore inteira dá cerca de 15 resmas de papel (uma resma equivale a 500 folhas).
Simples assim? Mais ou menos.
Todos são valores médios e tem que se levar em conta alguns fatores.
A árvore a que me refiro é o eucalipto (que é a mais comumente usada no Brasil) e o papel é aquele que você usa na sua impressora (A4 com a indicação de 75 g/m²). Papéis diferentes têm rendimentos diferentes. Podem gastar mais, podem gastar menos árvores. Outras espécies de árvores também têm outros rendimentos.
E é claro, as árvores não são todas exatamente do mesmo tamanho. Algumas são mais grossas, outras mais finas. Ou seja, em alguns casos se gasta mais que uma árvore para fazer 15 resmas, em outros, menos.
A maioria do papel produzido no Brasil vem de árvores de reflorestamento. Cerca de 30% do papel produzido aqui é reciclado. Há, inclusive, uma certa controvérsia em relação à reciclagem. Ainda não há uma pesquisa definitiva sobre o tema, mas há quem diga que o impacto ambiental para reciclar papel não é muito menor que fabricar a partir de árvores. Isso porque as árvores são plantadas e não retiradas de florestas nativas.
A reciclagem, por sua vez, consumiria mais energia e água, além de utilizar produtos químicos em maior quantidade para conseguir a remoção de todos os resíduos do papel já utilizado. O custo mais baixo do papel reciclado viria, então e somente, do menor custo da matéria prima.
Então é isso...se reciclar não é a TOTAL solução para evitar o disperdício de papel, a solução é economizar!!!
A bolinha que você jogou não pode ser reaproveitada por você?
Ela realmente tem que ir pro lixo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário