quarta-feira, 31 de março de 2010

Como tudo começou?

A teoria mais aceita atualmente, para explicar a origem do Universo é a teoria do Big Bang, que explica a teoria da Grande explosão. Supõe-se que a matéria que compõe hoje as estrelas fosse uma pequena bola de gás, muito quente e densa que ao explodir, lançou seu material de maneira uniforme para todos os lados, em todas as direções, iniciando assim, o processo de formação do sistema solar.
A teoria do Big Bang tenta explicar a origem de que tudo começou com uma grande bola de fogo, que se expandiu para formar o universo.
Para os cientistas tudo o que existe no Universo veio de uma bola (ovo cósmico) que hã cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de sopa quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda matéria que conhecemos.
Essa bola era formada por partículas de luz chamadas de fótons que se criavam e se destruíam. A medida que isso acontecia, a bola mudava; ficava cada vez mais fria, as partículas de dentro dessa bola começavam a ficar diferentes umas das outras. Formando então os diversos corpos celestes do nosso sistema solar.

Um comentário:

  1. A ciência é espantosa não é?

    Astronomia me fascina! A grandiosidade das galáxias e dos aglomerados é algo que assombra a qualquer um que se dedique à estudar-las.

    Parabéns por se dedicar à esta "arte" que é ensinar a ciência aos nossos novos cientistas.

    ResponderExcluir