quarta-feira, 31 de março de 2010

Mais uma aulinha...

Planetas e Satélites.

Planetas são astros que não emitem luz. Eles se movem ao redor do sol em trajetórias quase circulares. Em geral suas massas são muito pequenas se comparadas a massas das estrelas.
São oito planetas no Sistema Solar, mas estão sendo descobertos novos objetos, que poderão vir a ser classificados como planeta.
Os satélites são astros que giram em torno de um astro maior que eles, como pro exemplo, os satélites que giram em torno dos planetas. O mais famoso deles é a Lua, que gira em torno da Terra.
Com exceção de Mercúrio e Vênus, todos os outros planetas do nosso Sistema Solar, têm pelo menos um satélite.

Asteróides e Cometas

Os asteróides são fragmentos rochosos com diversos tamanhos. A maioria dos asteróides está localizado entre as trajetórias de Marte e Júpiter formando um cinturão.
Ás vezes, restos de asteróides se aproximam da atmosfera terrestre, se chocam e viram fragmentos ainda menores.
Os cometas são corpos celestes provenientes de diferentes regiões do Sistema Solar. Devido a grande extensão de suas trajetórias, os cometas demoram muito tempo para dar uma volta ao redor do Sol. Um dos mais conhecidos cometas e o Halley que completa uma orbita a cada 76 anos. Sua ultima aparição foi em 1986.
Os cometas têm um núcleo sólido com vários quilômetros de comprimento. Esse núcleo é na verdade uma aparente bola de gelo sujo. Ao se aproximar do Sol, as substancias que compõe esse gelo sujo se vaporizam e são arrastadas pelo vento solar, formando uma vasta calda, que podem atingir cerca de 100 milhões de quilômetros. Devido ao vento solar, a cauda dos cometas esta sempre voltado para o lado oposto do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário